top of page

03. MATÉRIA-PRIMA E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

Foto do escritor: Lumier DesignLumier Design

Atualizado: 17 de nov. de 2019

O Projeto Teçá, desde sua concepção, procurou fundir a conscientização e preservação da Mata Atlântica com o folclore brasileiro para o tema do livro-objeto. Pensando nisso, optamos por uma fabricação simples e artesanal, se aproximando mais do nosso objetivo visual, que é remeter a nossa cultura.


O primeiro passo foi fazer um estudo e buscar referências, depois desenvolvemos os protótipos de baixa definição que nos ajudaram a escolher a melhor possibilidade estrutural a ser desenvolvida. Já nas aulas de fotografia, fizemos um estudo de luz e poses, para facilitar a produção das fotos e o figurino.


Seguimos com a produção das fotos, que demandaram dois dias para fotografar oito modelos. Com as fotografias prontas, pudemos trabalhar as composições, formando elementos complementares aos personagens. Para as composições usamos elementos naturais da mata atlântica, como: folhas do pau-brasil, folhas da jabuticaba, pitanguinhas e suas sementes, colorau vermelho e amarelo, entre outras flores e folhas nativas. Então em um mini estúdio, fotografamos as composições. Por fim, todas as fotos seguiram para tratamento e inserção das composições.


Foi produzido uma ilustração que iria compor o corpo do livro objeto. Essa produção foi dividida em três etapas: ilustração a mão, seguida da vetorização e colorização. Com todas as etapas do corpo terminadas, seguiu para impressão.

O encadernamento teve como matéria prima madeira compensada e reutilizável. Foram necessárias duas chapas, de aproximadamente 34x25 cm, que foram lascadas propositalmente para dar rusticidade a chapa lisa. Na chapa frontal, foi recortado o logo do projeto. Depois devidamente lixadas, seguiram para ser envernizadas.


Para unirmos as duas partes de madeira, usamos a juta como lombado do livro. Na parte inferior da capa, foi fixadas folhas de pau-brasil, para que sobressaísse através do logo. Com as impressões formamos uma estrutura sanfonada para corpo, prendendo a última página na contracapa. Por fim, pintamos o nome do projeto na capa, com tinta guache e usando o próprio dedo. Na contracapa foi pintado o nome da nossa empresa com um pincel fino.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentaris


bottom of page